Hoje há uma grande procura por óleos essenciais. De fato são estruturas químicas bastante interessantes que podem agregar a um produto natural bastante qualidade e eficácia, mas vale a pena conhecer um pouco mais sobre suas propriedades e formas de aplicações.
– O que são óleos essenciais e de onde são obtidos
Os óleos essenciais são misturas voláteis que quando expostos ao ar em temperatura ambiente evaporam, mas possuem odor aromático geralmente agradáveis.
Os óleos essenciais são substâncias extraídas de vegetais encontrados em várias partes das plantas.
E são apreciados na aromaterapia e na perfumaria, embora tenha aplicações diversas.
-Química dos óleos essenciais
Quimicamente eles tem combinações diversas de vários constituintes químicos compostos por terpenóides e fenilpropanóides predominando terpenos subdivididos em monoterpenos, sesquiterpenos, diterpenos, triterpenos, tetraterpenos e polisoproponos, que significa basicamente a variação dos átomos de carbono. Mas dada a diversidade na composição química são associados a diversas funções químicas. Como exemplos, podem estar associados a cetonas, aldeídos, éster, cetona, óxidos. Mas a concentração do óleo dependerá de vários fatores que variam desde o cultivo, parte coletada até o processo de extração.
– Função dos óleos essenciais
Dentre as funções na fórmula podem ser antioxidantes e preservantes, repelentes de insetos, anti – prurido, descongestionante, alguns facilitam a diminuição de hematomas dentre outras.
São obtidos por diversos meios de extração, sendo que o mais desejável a destilação a vapor e prensagem.
– Atuação dos óleos essenciais na pele
Os componentes dos óleos essenciais possuem a propriedade lipofílica. Ao incorpora – los em veículos cosméticos e aplicados sobre a pele permite que estes atravessem poros e folículos pilosos. Deste modo suas moléculas penetram sistema sanguíneos e linfáticos atuando ativamente nas membranas celulares.
Mas sua eficácia de atuação depende de alguns fatores como condição da pele: idade, sexo, nível de hidratação, exposição solar, suor, sensibilidade, parte da pele a ser aplicada.
A escolha dos veículos são importantes para que se cumpra sua função, mas vale salientar que diferentes constituintes possuem propriedades distintas e por conseguinte aplicações diferentes.
Na aplicação os óleos essenciais espalham – se pela camada sebácea da pele, permitindo apenas a sua respiração epidérmica. Em formulações cosméticas a capacidade lipídica dos óleos atuam nas camadas mais internas da derme. Porém a absorção será rápida em peles mais finas como do couro cabeludo e rosto e em pele glabra como das mãos, requer massageamento.
– Precauções quanto ao uso dos óleos essencais
Embora os óleos essenciais sejam naturais, em algumas pessoas e animais eles podem promover irritações, e deve – se evitar o uso dele concentrando seja tópico ou interno, por isso reforçamos a importância de utilizar veículos como óleos vegetais e emulsões.
Mas salientamos que nas formulações cosméticas devem ser selecionados os frascos onde serão envasados considerando que muitos óleos mesmo em baixas concentrações podem reagir com os frascos mudando suas caraterísticas organolépticas.
Este conteúdo está no livro que lançaremos em breve.
Deixe uma resposta