Os cosméticos veganos e naturais conquistaram a preferência de muitos brasileiros e ocupam cada vez mais espaço no mercado. Assim, não há quem duvide que eles representem o futuro da cosmética, pois suas fórmulas oferecem resultados incríveis, sem usar produtos que não agridem a nossa pele ou os animais.
Embora seja uma tendência forte no mercado, ainda existem pessoas que ficam em dúvida sobre esses produtos. Para esclarecer isso, criamos esse artigo explicando tudo sobre os cosméticos veganos e naturais e por que você deve incluí-los na sua rotina de beleza.
O que são os cosméticos veganos e naturais?
Há diferenças entre os cosméticos veganos e naturais que devem ser considerados antes de começar a usar esses tipos de produtos. De maneira geral, os produtos veganos não podem ser testados em animais e/ou conter ingredientes de origem animal, como:
- Mel;
- Leite;
- Cera de abelha;
- Colágeno e elastina;
- Corante de cochonilha;
- Escaleno;
- Leite e derivados;
- Lanolina.
Por outro lado, os cosméticos naturais não podem apresentar aditivos químicos ou sintéticos na sua produção. Dessa forma, ao serem desenvolvidos no laboratório, não podem ser acrescidos ingredientes como parabenos, amônia, propileno, corantes ou fragrâncias.
Para que servem?
Os produtos veganos e naturais são compostos por ingredientes seguros e saudáveis. No entanto, isso não interfere na sua qualidade, pois conseguem promover os mesmos resultados que um cosmético convencional. Isso sem o risco de acne cosmética ou alergias.
Os componentes sintéticos dos cosméticos convencionais afetam diretamente o meio ambiente. Isso porque, os componentes sintéticos da fórmula são eliminados pela água e espalhados pelo ar durante a aplicação.
Quando se trata dos produtos veganos e naturais, a produção é feita de maneira 100% sustentável. Assim, todo o ciclo de fabricação é pensado para interferir o mínimo possível no meio ambiente, o que inclui a não utilização de substâncias poluentes e derivados do petróleo.
Relevância dos cosméticos veganos e naturais
Segundo o relatório emitido pela Grand View Reserch, Inc. a previsão é que o mercado global de cosméticos veganos atinjam a marca de US$ 20,8 bilhões até 2025. Isso ocorre devido a demanda crescente por cosméticos veganos e naturais entre a geração dos millennials.
Essa geração, nascida entre a década de 80 e o começo dos anos 2000, busca cada vez mais por esse tipo de produtos. Além disso, alguns estudos reforçam que o mercado tem um grande potencial de crescimento no Brasil, especialmente devido aos benefícios que eles promovem:
- Reúnem ativos que não obstruem os poros, o que permite que a pele respire com liberdade;
- Promove a nutrição profunda da pele devido ao uso de ingredientes como argilas e extratos vegetais;
- Diminui o risco de reações alérgicas;
- Livre de crueldade animal, pois os produtos não são testados em animais.
Do mesmo modo, a responsabilidade ambiental também pesa bastante na escolha de produtos veganos e naturais pelos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2018, 55% dos brasileiros dariam preferência a esse tipo de produto se houvessem indicações nas embalagens ou se tivessem o mesmo valor que os cosméticos convencionais.
As blogueiras também influenciam no aumento da relevância dos cosméticos veganos e Cruelty-free. Isso acontece devido a cobrança constante por produtos e marcas com responsabilidade ambiental.
Dicas finais
Então, que tal incluir mais cosméticos veganos e naturais na sua rotina de cuidados com a pele? Para escolher os melhores produtos, confira nosso artigo completo sobre os principais aspectos dos cosméticos naturais e aprenda mais sobre eles.
One comment on “Por que cosméticos veganos e naturais são o futuro da cosmética”
Mundo Feminino
Bom dia tudo bem? 🙂
Amei seu conteúdo,muito bom mesmo!
Obrigada.