Nada como sentir o doce perfume das flores, não é mesmo? Talvez uma das melhores experiências que se pode ter é sentir o cheiro da essência de uma flor. Isso porque, o aroma delas é tão poderoso que fazem parte até de uma técnica para melhorar a saúde física e mental das pessoas, a aromaterapia.
Aromaterapia? O que é? Como o cheiro das flores podem nos beneficiar? Quando e onde surgiu a ideia de utilizar a essência delas para efeitos terapêuticos? Como aproveitar esses benefícios em casa? Nesse post, vamos conferir todas essas curiosidades para garantir uma saúde melhor de forma natural.
O que é aromaterapia?
A aromaterapia é uma técnica que utiliza substâncias aromáticas naturais, provenientes dos óleos essenciais das plantas, para melhorar a saúde física e mental. Essa técnica pode ser aplicada por inalações, banhos, massagens, cosméticos, entre outros.
A aromaterapia pode aliviar os sintomas da insônia, asma, resfriado e até da ansiedade e depressão. Além disso, ela também ajuda a fortalecer as defesas do corpo e promover o bem-estar.
O óleo essencial de alecrim, por exemplo, ajuda a diminuir o cansaço mental, melhora a capacidade de concentração e da memória. Além disso, também alivia dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores nas articulações.
Leia também: Fitocosméticos
Como surgiu?
Não é possível determinar exatamente quando aconteceram as primeiras destilações de óleos essenciais das plantas. O mais provável é que tenha sido entre 4 e 5 mil anos atrás. Os egípcios costumavam utilizar alguns óleos essenciais em tumbas de faraós e em massagens de embelezamento, para evitar a decomposição dos mortos e proteger a pele, no caso das massagens, do clima seco da região.
No ocidente, acredita-se que a aromaterapia tenha sido trazida no tempo das cruzadas. Porém foi somente nos séculos XVI e XVII que ela começou a ser mais utilizada, e no século XIX cientistas descobriram o poder curativo que a essência das flores carrega consigo.
O químico francês Rene Maurice Gattefossé é considerado o pai da aromaterapia. Em 1910, o estudioso descobriu as virtudes do óleo essencial de lavanda após queimar gravemente sua mão durante um experimento em uma fábrica de produtos de perfumaria. Rene mergulhou imediatamente sua mão em um local que continha um líquido, que ele achava ser de água, mas era o óleo essencial de lavanda.
Mais tarde ele foi surpreendido com a rapidez com que sua queimadura cicatrizou e com a cicatrização muito rápida de sua pele. Isso iniciou sua fascinação pelos óleos essenciais e inspirou-o a experimentar com eles durante a Primeira Guerra Mundial, criando tratamentos para os soldados nos hospitais militares.
Como utilizar as técnicas da Aromaterapia?
A aromaterapia pode ser aplicada de diversas formas: por inalação, difusão aérea dos óleos por meio da evaporação, aplicação de compressas, banhos aromáticos, massagens e cosméticos que tenham os óleos em sua composição. Para saber qual a melhor forma de se beneficiar da técnica, o ideal é falar com um especialista que avaliará a substância a ser utilizada, para que finalidade e o histórico médico da pessoa, evitando complicações.
Uma das técnicas mais eficazes da aromaterapia é a inalação, que permite que as moléculas cheguem mais rápido no cérebro, ajudando a criar alterações no funcionamento do corpo para obter o efeito desejado.
Deve-se iniciar com inalações leves e depois ir aumentando o número de inalações e a intensidade. É necessário respirar o óleo diretamente do frasco, inspirando profundamente e segurando o ar por dois ou três segundos, antes de expirar. Sempre utilize óleos essenciais biológicos certificados, para evitar a inalação de outros componentes químicos que podem prejudicar o organismo.
Leia também: Como atuam os óleos essenciais na pele
Outra forma de inalar a essência é por meio de um aromatizador. Basta adicionar duas ou três gotas do óleo escolhido num recipiente com água quente. Essa água vai evaporar e liberar o aroma pelo ar.
Também é possível obter os efeitos da aromaterapia por meio da vaporização, que consiste em aplicar algumas gotas do óleo em bolas de algodão, compressas ou num pano limpo, permitindo que o óleo libere seu aroma. Muito simples, não é?
Além disso, é possível encontrar os óleos essenciais das plantas em alguns produtos cosméticos, como sabonetes e hidratantes. Esses óleos apresentam propriedades muito benéficas para a pele, como por exemplo, o capim limão e sua ação detoxificante e a menta, com propriedade antiprurido, cicatrizadora e anticelulite.
Os óleos, quando bem incorporados na fórmula cosmética como agente fragrante e preservante, impedem o crescimento de fungos e bactérias, além de agirem como repelentes e antioxidantes.
Alguns óleos que você precisa conhecer
- Óleo vegetal de Rosa Mosqueta
Antioxidante, antienvelhecimento, emoliente e revitalizante. Promove a renovação e regeneração celular, além de reforçar as defesas da pele.
- Óleo vegetal de Coco
Emoliente, oclusivo e agente de proteção, formando uma película protetora.
- Óleo de Menta
É um coadjuvante no tratamento da pele devido aos componentes vitamínicos e seus terpenóides. Estimula circulação periférica, é refrescante, tem função antiprurido e adstringente.
- Óleo vegetal de Moringa
Um emoliente oclusivo que forma um biofilme protetor contra agentes externos, protegendo naturalmente a pele. Possui ação antioxidante, detox, antipoluição, e calmante, além de facilitar a limpeza da pele. Purifica a pele devolvendo o equilíbrio do microbioma e aumenta a elasticidade da pele.
- Óleo Capim Limão
Possui propriedade antisséptica, adstringente e estimula a circulação. Equilibrante e desintoxicante, combate a acne e a oleosidade do corpo e rosto. Também possui também ação repelente e revigorante.
- Óleo de Lavandin
Desodorante e calmante, auxilia nos cuidados com lesões, queimaduras e irritações na pele.
- Óleo vegetal de Amêndoas
Excelente emoliente, auxilia na renovação e regeneração celular, além de possuir ação reguladora de lipídeos cutâneos. Além disso, também reforça as defesas da pele e contribui para a nutrição celular. Também é um agente antienvelhecimento e antiestrias.
Leia também: Cosméticos Veganos São 100% Naturais?
Sempre soubemos que o perfume das plantas era algo poderoso. Agora, temos a comprovação científica de que ele não faz bem apenas ao nosso olfato, como acalma a mente, aumenta nossa imunidade e melhora nosso condicionamento físico. Tudo isso com aplicações simples de serem feitas.
Só cabe a nós procurarmos um especialista para aproveitarmos da melhor forma possível os benefícios que a essência das flores e óleos vegetais e essenciais, como o de menta e capim limão, pode oferecer com a aromaterapia e, claro, agradecer por mais esse presente da natureza.
Os produtos da Fitogaia levam em sua composição diversos óleos essenciais extraídos de plantas, pensando sempre em uma cosmética natural, cruelty free e vegana.
Confira os produtos na nossa loja e garanta o seu!
Deixe uma resposta