A pele é o um órgão assim como o coração e o fígado, sendo considerado o maior órgão do corpo humano. É nosso cartão de visita, não só por questões estéticas, mas também por saúde. Através da sensibilidade da pele temos as sensações de frio, calor, dor etc.
Condições da pele
Um fator importante para manter a pele saudável, é a condição da saúde em geral como coloração, vitalidade, lesões que pode ser reflexo de alguma doença, por exemplo, doenças hepáticas, renais, alcoolismo, má alimentação dentro outras.
A pele durante tratamentos acaba sendo também o “depósito” toxicinas expelidas, e por vezes o tratamento cosmético como coadjuvante são importantes.
Porem, nosso maior erro é descuidar da pele, achando que certos cuidados são meras frescuras. Na verdade, tendo em vista que a pele é o nosso órgão menos protegido devemos ter o cuidado igual ao que temos com nossos órgãos vitais.
Poluição, estresse, mudanças de estação, danos mecânicos, alimentação inadequada e também a idade são fatores para ser precaver.
Sabemos que envelhecer é inevitável, mas, manter os devidos cuidados adequados também mantém qualidade e a vitalidade por muito tempo.
Por isso, sempre faça o uso de cosméticos de qualidade como hidratantes, sabonetes, protetores solar, gel, pós sol.
Tipos de pele
Outro detalhe é que os diversos biotipos definem peles diferentes com necessidades diferentes. Peles oleosas, secas, mistas, normais, sensíveis. Com um organismo em boas condições se torna mais fácil manter a pele saudável utilizando produtos para suprir a necessidade de peles com estas características, mas em más condições podem ser desconfortáveis tendo necessidade de um tratamento mais específicos e fortes.
No entanto, o tipo de elaboração cosmética também vai influenciar a qualidade e eficácia do cuidado.
Os tipos de peles são: oleosa, seca, mista e normal.
Os acometimentos da pele são diversos e alguns já foram comentados e outros ainda terão seu espaço.