No verão, estamos suscetivos a queimaduras solares, principalmente em momentos de lazer onde nos expomos mais, principalmente por questão de vaidade. A exposição prolongada ao sol, principalmente no litoral, promove queimaduras de segundo e terceiro graus e podendo também induzir a um câncer. Além disso, devemos considerar a possibilidade da insolação que sempre deve ser analisada e acompanhada por um profissional da saúde.
Algumas informações úteis para o bom aproveitamento do sol
Antes de tudo, entenda, é extremamente importante e necessário tomar sol diariamente, 15 minutos diários em sol ameno é um bom começo.
As características da queimadura por exposição solar que conhecemos são: o vermelhão ardido, algumas “cracas” pela pele, bolhas, e até pode deixar a pele em “carne viva”.
Os principais sintomas da insolação são, dores de cabeça, febres, náuseas e vertigens. O que ocorre é uma espécie de “pane” no nosso mecanismo de resfriamento, que promove aumento de temperatura e desidratação mais severos.
Acreditamos que a exposição mais danosa é a que acontece quando estamos expostos na praia, nos cuidamos mais de queimaduras solares nestas ocasiões. No entanto, acabamos negligenciando a exposição que ocorre no cotidiano.
Não é raro sofrer queimaduras expondo-se apenas em horários de pico durante o expediente. Por isso é necessário carregar consigo um protetor solar para as áreas mais expostas do corpo.
Algumas dicas generalista podem auxiliar na melhor escolha de produtos:
Primeiramente o tipo de proteção que se usa depende muito do tipo de pele. Etnia, trato, genética entre outros fatores podem dar uma dica do uso de um bom produto com esta finalidade.
Protetor Solar: Forma mais amena para evitar que o sol lesione gravemente a pele;
Bloqueador Solar : Forma mais potente para evitar que o sol agrida peles mais sensíveis, inclusive prevenindo de câncer de pele.
Após sol: É extremamente importante para hidratar a pele após se expor assim evitando alguns desconfortos provocados pelo sol ou auxiliando o tratamento de alguma lesão.
Protetores faciais: O uso de protetores específicos para o rosto é importante, pois em geral são elaborados para evitar a irritação dos olhos, nariz e lábios. Além disso a exposição do rosto é maior e se faz necessário um fator mais forte nesta região.
Na hora de escolher os produtos para proteção solar
- Pessoas com pele bem clara necessitam de uma proteção maior, por isso é ideal um fator alto, fator minimo 30.
- Aqueles que tem a pele mais resistente, devem optar por aqueles que tem um proteção moderada como o fator 20, por exemplo.
- Já quem tem pele negra e descendentes, devido a maior produção de Eumelanina, tendem a ser menos suscetível a queimaduras solares, podendo usar protetores com fator mais baixo, em torno de 15.
Procure usar produtos específicos para crianças. Gestantes sempre devem consultar o obstetra antes de usar qualquer produto mesmo que cosmético. Os protetores solares faciais geralmente se encontram conforme o tipo de pele. Gel creme normalmente é destinado para quem tem pele oleosa. E creme ou loção para pessoa que tem pele mais seca. O mesmo se aplica no pós sol. Temos produtos elaborados para pessoas com pele seca e oleosa. Lembrado que peles normais optem para os produtos de pele oleosa. Os produtos de pós sol de fitocosmética que tem uma boa ação em geral contém Aloe Vera ( Babosa) excelente para tratar e aliviar queimaduras solares. Produtos com Chá verde também possuem ação desejada. Também se apresentam na forma de gel para mais rápida absorção e ação pela superfície; Em caso de queimaduras graves procure um pronto socorro. Se você sofreu queimaduras mais amenas, além do Gel pós sol, pode se fazer uma infusão de calêndula ou camomila. Lembrando que deve – se esperar esfriar.
Evite
Tomar sol diretamente das 10:00 ás 16:00. Sempre que tiver que ficar por longos períodos no sol:
- Passe protetor ou bloqueador solar pelo corpo e rosto;
- Procure caminhar sempre pela sombra;
- Use um chapéu, boné ou lenço para proteger a cabeça e rosto;
- Depois se se expor, se puder, tome uma ducha, ajuda a amenizar os efeitos da radiação;
- Lembre-se do pós sol, e também é possível combinar com uso de hidratantes.
A alimentação leve com pouca fritura , e bastante vegetais é importante; Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Em caso de insolação procure ajuda de um profissional da saúde. Mas um banho de água fria e soro fisiológico podem ajudar e evitar o pior.