A pele é o maior órgão do corpo humano e extremamente importante. Em um texto anterior comentamos que ela é importante não apenas por razões estéticas, mas por questões de saúde sendo um alerta para possíveis patologias.Uma das situações comuns são alergias a diversos fatores que agridem a pele. Podem vir de fatores diversos, como alimentos, sol, cosméticos e metais. A seguir uma definição técnica da pele e de como acontecem as alergias.
Da visão anatômica e histológica a pele é basicamente dividida em 3 camadas: A epiderme, mais externa, a derme e o tecido adiposo subcutâneo. Elas interagem entre si, dependendo da localização, bem como a resistência também depende.
Epiderme
Constituída, em grande volume, de células denominadas de queratinócitos dispostas em camadas sobrepostas. Essas células revestem a camada mais externa da pele exercendo função protetora, e são células consideradas mortas, pois não tem núcleo. Mais abaixo existem células dendríticas as APCs, que são sadias e tem funções imunológicas, e tas células de Langerhans e os melanócitos que favorecem a pigmentação da pele. Entre a epiderme e derme temos a membrana basal que garante amparo e funcionalidade.
Derme
Camada intermediaria e frouxa, e suprida de sangue que regula a estabilidade da epiderme e assume o abastecimento de nervos, vasos. Também contém efeito regulador em resposta imunológica: fibroblastos, mastócitos células nervosas, distintas formas de diferenciação da série mielomonocitária, como APCs e células endoteliais. Todas essas células interagem entre si e podem produzir citocinas e quimiocinas que comandam a migração de células hematopoiéticas. (GREVERS, 2003) Os mastócitos podem formar histamina, mediadores da reação imediata e também TNF e IL – 8, moléculas estas necessárias para a migração de neutrófilos, células estas presentes em processos inflamatórios. Esse processos levam a migração de outra célula granulócita, denominada eosinófilo, presente em processos alergênicos e parasitários.
O tecido adiposo subcutâneo atua como suporte mecânico, suprimento sanguíneo e a sob a temperatura da pele, tendo também uma certa influência sobre respostas imunes.
Na questão morfológica geralmente as pessoas que se queixam de alergias na pele , se queixa de prurido (coceira), aquecimento, inchaço por hiperemia, vermelhidão, vesículas (bolha); em casos agudos, caracterizando uma inflamação, ou seja dermatite e eczema (bolha); em casos mais graves, ou crônicos rachaduras, escamação dentre outros. Embora essas características podem ser de origem tóxica, como por medicamentos e infecciosa, também são característicos de processos de hipersensibilidade, ou seja, alergia da pele. Na parte histológica, a dermatite corresponde a um infiltrado com predomínio de células do tipo linfócito T que penetram nas camadas superiores do epiderme. Assim, o infiltrado esta associado a hiperemia, a proliferação de queratinócitos que promove escamação e os edemas que formam as vesículas (bolhas).
Principais agentes causadores de alergias
As pessoas podem caracterizar pela pele, alergias provenientes de medicamentos ou alimentos, no entanto as alergias de contato são muito comuns e relacionadas a metais de baixa qualidade, roupas, ou a cosméticos, medicamentos, alimentos processados, produtos de limpeza. Bem como no caso de cosméticos em geral, ativos sintéticos ou aromatizantes e corantes artificiais que tendem a provoca-las. Mas ativos sintéticos podem ser severos.
As opções em geral são buscar cosmética hipoalergênica, ou seja, que tem baixa probabilidade de causar. Em geral, ao utilizarmos de medicamentos, alimentos, produtos de limpeza e cosméticos com ativos naturais e aromatizantes, corantes e conservantes naturais é provável que se reduza as chances de se fazer uma alergia. Observando que corantes em roupas são alergênicos. Ironicamente podemos observar que os produtos processados por formas sintéticas tendem a ser mais atraentes e vivazes, além de ter uma durabilidade maior, porém tendem a terem efeitos devastadores que podem trazer mais malefícios que benefícios. Não se precipite e não faça auto diagnóstico e automedicação. Consulte um profissional da área de saúde que posso orienta-lo e trata-lo.