As estrias são de origem endócrina. Elas ocorrem por distensões ou ruptura do tecido cutâneo em virtude de força ou tensão constante das do tecido de sustentação. Em geral a pele que costuma aparecer é mais frágil.
As estrias são marcas na pele caracterizadas por vergões violáceos, depois esbranquiçadas e indeléveis Elas são de origem endócrina e ocorrem por distensões ou ruptura do tecido cutâneo em virtude de força ou tensão constante das fibras elásticas do tecido de sustentação. Em geral a pele que costuma aparecer é mais frágil. São uma forma do corpo adaptar a pele de acordo com a nossa oscilação de peso.
Por isso, acaba sendo muito comum o surgimento de estrias em mulheres gestantes. Fatores hereditários também contribuem para o seu aparecimento. É mais comum em mulheres do que homens, principalmente durante a fase de gestação. E também ocorrem mais em pessoas de pele clara e obesas.
A maior incidência se dá em partes do corpo mais “carnudas”, com maior acúmulo de gordura; nádegas, abdome, quadris, seios, parte superior das coxas.
A prevenção é a chave!
Uma vez que elas se instalam é difícil removê-las definitivamente. Porém, é possível encontrar tratamento para ajudar a amenizar suas marcas, podemos utilizar cremes que atuam atenuando e regenerando o tecido acometido. Sessões de Massoterapia também ajudam. Porém o melhor tratamento, como sempre, a prevenção, seguem algumas dicas:
- Manter a pele bem hidratada e elástica é fundamental para evitar o aparecimento de estrias;
- Usar buchas vegetais no corpo durante o banho;
- Além dos grandes heróis da nossa saúde, a alimentação de boa qualidade e a prática diária de exercícios.
Uma vez que você passa a considerar que a sua a pele é tao importante quanto um órgão interno vital, passará a cuidar dela tal qual devemos cuidar da saúde de forma geral, a fim de evitar problemas maiores.