As pequenas marcas brasileiras são negócios locais que exercem um importante papel na economia, meio ambiente e até facilidades no nosso dia a dia. Contudo, em muitos casos, esses estabelecimentos locais não têm estabilidade financeira o suficiente para enfrentar o consumo desacelerado da pandemia, por isso algumas já fecharam as portas.
Para mantermos as pequenas empresas funcionando é importante valorizá-las. Confira nossas dicas de como você pode apoiá-las nesse momento e as vantagens que esse tipo de negócio oferece. Vamos lá?
O que são pequenas marcas?
As pequenas marcas referem-se as empresas de micro e pequeno porte e são símbolos de um comércio local. Em geral, elas prestam serviços ou comercializam produtos em menor escala e podem ter uma estrutura menor, mas prestam um atendimento personalizado aos clientes.
Durante a pandemia do coronavírus, o apoio ao comércio local se tornou essencial para a sobrevivência e desenvolvimento econômico do país. De acordo com dados do Sebrae, os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no Brasil.
Além disso, eles também representam quase ⅓ de toda a riqueza do país. Por isso, durante a crise, é crucial apoiar o consumo consciente, criar uma rede de apoio ao comércio regional e valorizar os empreendedores locais.
Importância de valorizar as pequenas marcas
As pequenas empresas são o combustível da economia no país. No entanto, também foram as mais prejudicadas com a pandemia do coronavírus, que tiveram que reduzir os custos, fazer demissões e, em alguns casos, até fechar as portas.
De acordo com dados do Sebrae, os pequenos empreendimentos também geram quase 30% das riquezas do país e são responsáveis por 55% dos empregos formais. Dessa forma, em momento de crise, são essas empresas que ajudarão o Brasil a retornar seu caminho.
A valorização das pequenas empresas também contribui para o meio ambiente. Afinal, ao comprar nesse tipo de negócio, é possível reduzir o deslocamento, diminuindo a produção e emissão de gases poluentes.
Vantagens para o consumidor
Valorizar pequenas marcas ajuda que os empreendedores tenham condições para continuar gerando empregos e renda. Além disso, comprar do pequeno negócio movimenta dinheiro na região onde está localizado e gera novas oportunidades de desenvolvimento local.
Comprar de empresas próximas de casa ou do trabalho, facilita bastante a vida do consumidor. E, ao não ter que enfrentar o trânsito caótico das cidades, é possível diminuir o tempo de deslocamento, melhorar a qualidade de vida e evitar custos com combustível ou estacionamento.
Por fim, com o aumento da carteira de clientes, as pequenas empresas podem investir mais na inovação e qualidade dos produtos e serviços. Isso faz com que elas se tornem mais aptas a gerar mais ganhos para economia local.
Portanto, em tempos de pandemia, busque comprar produtos ou contratar serviços de pequenas marcas. Essa é uma ótima prática para valorizar os pequenos empreendedores e ajudar na economia brasileira nesse momento. Dessa forma, faça uma lista das empresas ao seu redor e invista nelas nas próximas compras.
Deixe uma resposta