O uso de sulfatos nos cosméticos é muito comum em produtos para o cabelo, maquiagem e higiene. As marcas usam essa substância devido ao seu alto poder de limpeza e preço barato. No entanto, o uso constante do sulfato pode causar problemas como irritações na pele e até prejudicar o meio ambiente.
Confira nosso artigo e descubra mais sobre o que são e quais os efeitos do sulfato nos cosméticos. Entenda também porque você deve evitá-los e optar por produtos mais naturais.
O que são sulfatos?
Os sulfatos nos cosméticos se originam do ácido sulfúrico. Ele é utilizado na fabricação de produtos como sabonete de limpeza facial, shampoo e pastas de dentes para fazer a espuma característica deles.
Como atraem água e óleo, são conhecidos como detergentes ou surfactantes. Assim, eles contribuem para retirada da sujeira da pele, do cabelo ou dos dentes com maior facilidade durante a lavagem.
Perigos do sulfato
Embora não existam estudos que comprovem que os sulfatos causam problemas à saúde, é provado que esse tipo de agente de limpeza pode ser agressivo e causar sensibilidade na pele.
Desse modo, a depender da quantidade de substância concentrada nos produtos, ele também pode provocar outros danos, como:
Microbioma
Os sulfatos são excelentes agentes de remoção de sujidades e contaminantes. No entanto, o uso constante dessa substância pode afetar o microbioma da pele, o que consequentemente pode causar irritação, alergias, ressecamento, entre outros prejuízos.
Irritação
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Washington, o Lauril Éter Sulfato de Sódio (SLES) e o Lauril Sulfato de Sódio (SLS) podem causar irritação nos olhos, pele e pulmões. Por isso, o ideal é que as pessoas com peles sensíveis, evitem os produtos que tem essas substâncias em sua composição.
Câncer
Embora existam histórias que os sulfatos nos cosméticos podem causar câncer, esse risco só ocorre se o Lauril Éter Sulfato de Sódio entra em contato com 1,4-dioxano. Por ser uma substância conhecida por causar câncer em animais, ela pode ser perigosa. No entanto, esse tipo de contaminação acontece durante a fabricação do produto.
Ressecamento
Os sulfatos também podem provocar o ressecamento da pele, devido ao efeito da deslipidização. Existem procedimentos onde a assepsia é desejável e bastante útil para o tratamento da pele. No entanto, o uso cotidiano não é recomendado.
Apesar de não se tratar de algo preocupante, o ideal é procurar outros produtos. De preferência aqueles que tenham menor concentração dessa substância na fórmula, para evitar o ressecamento da pele.
Meio ambiente
Outro dano provocado pelos sulfatos nos cosméticos está relacionado ao meio ambiente. Inclusive, ele pode ser o principal afetado pela presença dessa substância na fórmula dos produtos.
Afinal, quando descartado na natureza, os sulfatos podem prejudicar o desenvolvimento do bioplâncton, fundamental para a alimentação dos peixes. Isso faz com que ele seja considerado tóxico para diversos animais aquáticos.
Opte por cosméticos livres de sulfato
Como você pode perceber, o uso de sulfatos nos cosméticos pode trazer danos para sua pele, saúde e inclusive o meio ambiente. Portanto, repense as marcas que você utiliza e de preferência escolha aqueles produtos livres de sulfato. Alguns produtos possuem o selo “Livre de Sulfato” na frente da embalagem e em outros é preciso ler a lista de ingredientes do produto.
Além disso, também invista em marcas conscientes que fabricam produtos com fórmulas naturais, assim como a Fitogaia. No nosso site, você encontra uma grande variedade de cosméticos com ingredientes pouco agressivos e que garantem ótimos resultados.
Veja também:
Produtos Veganos São Só Para Quem É Vegano?
Por Que Cosméticos Veganos E Naturais São O Futuro Da Cosmética
Deixe uma resposta