- Devemos nos dedicar mais aos nossos cuidados com as mãos, pois elas são nossos instrumentos de trabalho mais importantes. Praticamente usamos para todas nossas funções, como nos alimentar, para higienizar, para escrever, carregar etc., sempre deixando-as expostas ao clima e as demais agressões. O clima frio e quente sempre agride a mão fazendo a rachar, coçar, os detergentes prejudicam provocando alergias e outros danos. Os aparelhos mais pesados, teclados, e instrumentos de obras e terra que as calejam e ressecam.
Como podemos evitar os danos e melhorar?
Em primeiro lugar, pode-se começar os cuidados com as mãos a partir do uso de luvas! Elas são produzidas em diferentes materiais e podem ser especificas para determinadas funções. Durante a época de temperaturas mais baixas, é aconselhado sempre sair com luvas que aqueçam e protejam a pele.
É recomendado o uso de luvas para realizar tarefas domesticas ou exercer as atividades no trabalho. Ao usa-las para lavar as louças, roupas, fazer faxina com produtos químicos mais agressivos cria-se uma barreira física que pode proteger a pele que sofrem frequentemente agressões e até mesmo protege de queimaduras.
Em trabalhos laboratoriais, hospitalar e culinário; as luvas são itens de uso obrigatório a fim de não contaminar e ser contaminado.
Nas profissões de instrumentos pesados, por exemplo, existem luvas de diversos materiais resistentes especificamente para cada tipo de atividade, e que passam a ser chamadas de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Elas são projetadas para evitar queimaduras graves, cortes profundos e até mesmo o recebimento de uma descarga elétrica.
Porém, é preciso lembrar de, ao mesmo tempo, proteger as mãos pouco mais além das luvas durante o inverno. Cremes e loções dermoprotetoras, formam uma película que protege de forma generalista a pele. No verão, em épocas e locais predominantemente secos, recomenda-se os hidratantes. Ainda é possível encontrar produtos para cuidados com as mãos que cumprem com estas duas finalidades. Após atividades com instrumentos ou produtos agressores, procure usar cremes bem pastosos que atuem sobre, calos e outras lesões. Aproveite o uso do óleo no corpo e beneficie também as mãos durante o uso.
Mãos hidratadas
Os óleos promovem o estimulo a proteção natural. O ideal é sempre usar os produtos recomendados para determinada área do corpo, porém para as mãos não há necessidade de seguir esta regra religiosamente. Então você deve massagear suas mãos com uma porção generosa da loção ou do creme hidratante da sua preferencia.
Para função hidratante, dê preferencia para produtos para que contenham as propriedades da cereja, pois ela tende a agir muito bem nestas regiões. Se as suas mãos são muito ásperas, opte por produtos esfoliantes. Aveia é muito bom para peles mal cuidadas. Pessoas com a pele ressecadas e lecionável optem por calêndula,camomila, mel e própolis. Peles envelhecida ou expostas em demasia ao sol optem por produtos a base de açaí, maracujá, chá verde, amêndoas, girassol e rosa mosqueta. Pode -se escolher produtos enriquecidos com mais vitamina E e glicerina vegetal.
Outros produtos
Não somente as loções e cremes amenizam os efeitos agressivos de nosso cotidiano, mas outros produtos podem nos poupar muitos problemas. As loções destinadas ao corpo podem ajudar muito claro, mas a escolha adequada de sabonetes em barra e líquido previnem e auxiliam em várias condições. Sabemos que pessoas tem diferentes tipos de pele e cada qual com sua peculiaridade, portanto a escolha é pessoal, mas podemos prestar informações que possam servir de guia nesta escolha.
O que escolher
Os sabonetes ideias tem pH neutro combinados a extratos de plantas que tenham a função que se busca, além é claro da boa higienização, então as plantas citadas acima também valem para os sabonetes.
Observação: O uso de produtos anti-sépticos é muito recomendável para higienizar as mãos , porém não substitui a lavagem e pode promover certo ressecamento, por isso na escolha de anti-sépticos opte por fórmulas com agentes emolientes incorporados.