– Pele
Como sabemos a pele é nossa primeira barreira, pois é ela que sente toda variação de temperatura, nos indica a superfície, avisa quando sofremos alguma lesão ou quando algo pode ameaçar, recebe todo impacto dos poluentes, sejam de produtos, patógenos ou do meio ambiente, regula nossa temperatura, transpiração, excreção e absorção.
Resumindo ela promove o equilíbrio com o meio e por isso devemos mantê – la integra.
– O que afeta a pele?
A pele pode ser afetada por fatores exógenos e endógenos.
Exposição a radiação solar, mudanças de temperatura bruscas, ventos, agentes de limpeza principalmente alcalinos, poluentes diversos de centro urbanos, fumo, clima, principalmente seco e quente durante certas estações do ano, picadas de insetos, agentes alergênicos em geral, patologias são exemplos de fatores exógenos.
Alterações hormonais, diabetes, dermatites atópicas, psoríases, medicamentos dentre outros são fatores endógenos.
– Como perdemos água?
A perda da água depende da intensidade e frequência à exposição aos fatores.
Mas, também condições do organismo, tal como transpiração e idade favorecem esta perda.
Essa perda é um desequilíbrio entre a evaporação e a reposição de água pelas camadas inferiores da epiderme. A água destas camadas que hidratam o meio celular de toda epiderme(camada superficial da pele) e evapora na superfície para atmosfera. Este chamamos de perda de água transepidérmica TWEL – Transepidermal Water Loss.
– O que é Hidratação?
A hidratação consiste na capacidade de retenção de água pelo estrato córneo(camada mais externa da pele constituída por queratinócitos) e pelas trocas com o meio e pode ocorrer de duas formas endógenas, através dos alimentos e da ingestão da água e exógena que se obtém através do meio e de produtos hidratantes que possuem substâncias que fará a reposição e evitará a perda de água.
A hidratação ocorre por oclusão que reduz a perda de água e a umectação que capta água do meio.
O mecanismo que faz a retenção desta água é denominado de barreira NMF (Natural Moisturizing Factor ou Fator Natural de Hidratação.
– Fator natural de hidratação
São misturas de várias substâncias naturais na pele, misturas estas que são capazes de reter e captar água do meio dado seu potencial higroscópico. Ácido pirrolidona carboxílico, lactato de sódio, ureia, íons potássio, cloro, sódio, lactatos, fosfato, citratos e aminoácidos.
– Importância
Uma pele desidratada não só perde o sensorial agradável, vivacidade como a elasticidade e a torna mais suscetível a agentes patogênicos e outros efeitos nocivos considerando todas as funções.
– Recuperação da pele
Alguns produtos auxiliam neste processo, outros previnem contra os efeitos nocivos.
Importante que a ingestão de água e uma alimentação saudável aliado a bons hábitos e cuidados mantém a pele e o organismo em equilíbrio.
O uso de hidratantes com extratos e óleos vegetais são excelentes para proteger e recuperar a pele. As manteigas vegetais são também ótimos agentes oclusivos e de ótima absorção. Alguns extratos vegetais são inseridos como agentes ativos para recuperação de peles muito danificadas.
Para prevenir de agentes como o sol, existem protetores solares e para minimizar o efeito alguns pós sol. Principalmente a base de babosa.
Lembre – se de selecionar o produto mais adequado ao seu tipo de pele.
Referências:
GOMES R. K. & DAMAZIO M. G., Cosmetologia descomplicando os princípios ativos, 4 ª ed. São Paulo, LMP editora, 2013
LEONARDI R. L & SPERS V.R.E., Cosmetologia e Empreedendorismo Perspectivas para criação de Novos Negócios, São Paulo, Pharmabooks, 2015
BARATA E. A. F., Cosméticos Arte e Ciência, Lisboa Portugal, Lidel , 2002
Deixe uma resposta