A pele requer muitos cuidados que além de necessários são gratificantes, pois com estes cuidados mantemos a qualidade de nossa pele.
A pele esta sempre em contato com o meio, poluição, sol, frio, água quente ou fria e claro as células mortas que ficam na superfície, resultado da troca de pele, deixando a pele áspera.
Ás vezes somente o hidratante não basta, pois estes resíduos não colaboram com ação do hidratante, por isso para auxiliar este processo fazemos a esfoliação.
Esfoliação
A esfoliação é uma limpeza mais profunda que consiste em remover células mortas da superfície.
A esfoliação pode permitir a renovação celular que auxilia na remoção de pequenas manchas, manter o equilíbrio da oleosidade, prevenir acnes, minimizar sinais de envelhecimento, manter a uniformidade e maciez da pele, aumento da elasticidade, além de facilitar absorção dos hidratantes.
Tipos de esfoliantes
A esfoliação pode ser feita de duas formas: a física e a química. Neste tópico abordaremos a forma física.
A esfoliação física ocorre de forma mecânica através do contato de pequenas partículas abrasivas com a pele.
Estas partículas abrasivas podem ser de microplásticos, sílicas, fragmentos de sementes de fru argilas, etc.
As partículas microplásticas estão sendo abolidas por causarem impacto ambiental. Devido ao seu tamanho passam pelo sistema de filtragem industrial se depositando na água.
Mas por outro lado a principal alternativa é a utilização de sementes de frutas, que as vezes são subprodutos da extração de óleos vegetais.
Os produtos esfoliantes
Estes produtos podem ser encontrados na forma de sabonetes sólidos ou líquidos, cremes, óleos, manteigas, máscaras, batons, gel, etc.
As formulações esfoliantes podem ser destinadas ao uso no banho com necessidade de remoção do produto ou de aplicação simples.
As formulações esfoliantes também dependem do local a ser aplicado.
Aplicação
A esfoliação pode ser feita em todo o corpo.
O que difere entre o local a ser aplicado é a textura da pele e consequentemente a abrasividade a ser aplicada.
Na face e lábios o agente abrasivo deverá ser menor por se tratar de uma pele mais fina.
No corpo poderá ser utilizado uma agente abrasivo moderado.
E em regiões onde a pele é mais espessa como pés e mãos, o agente abrasivo pode ser maior.
Recomendações
A esfoliação mecânica deve ser feita no máximo duas vezes por semana.
Os produtos esfoliantes devem ser utilizados no local para qual foram destinados . Todavia não se deve aplicar um esfoliante destinado aos pés no rosto ou lábios, pois poderá causar irritação ou lesão na pele.
Mas podemos encontrar alguns produtos multificionais, por isso deve – se seguir todas as recomendações do produto informadas no rótulo.
Referências consultadas
LEONARDI, G. R & SILVA, V. R. Guia para aulas práticas de cosmetologia, 1a. ed. São Paulo, SP, Editora Mar de Livros, 2017.
FRANGIE C.M. et.al. Milady Cosmetologia ciências gerais, da pele e das unhas, São Paulo, SP, Cengage, 2016.